Autor(a):
ANDRADE, Juliane de
Orientador:
Me. Leandro Schroder de Paula
Título:
Análise do comportamento do consumidor em um supermercado varejista de araguaína
Palavras-chave:
Comportamento do Consumidor. Atendimento. Relacionamento cliente e marca.
Data do documento:
31/12/2020
Resumo:
Pretendeu-se com essa pesquisa estudar o comportamento do consumidor, tendo como recorte o relacionamento do cliente com o estabelecimento e cliente com a marca, sendo realizada em um supermercado varejista de Araguaína. Para entender os motivos que levam os clientes a fazerem suas compras no respectivo supermercado usou-se um questionário estruturado para verificar o perfil dos clientes através de dados sociodemográficos, e identificar os motivos que os levam a escolher esse estabelecimento. Na relação do cliente com a marca foi feito um experimento onde foi apresentado a oportunidade de trocar o refrigerante escolhido por um outro mais barato e de marca inferior. Os resultados apontaram que os fatores mais influentes foram a proximidade de casa, e logo em seguida o bom atendimento. Quanto ao experimento, é evidente que a marca pode se sobressair em relação ao preço. Conclui-se que, focar na necessidade do cliente é o que o fideliza.
Abstract:
The aim of this research was to study the behavior of the consumer, having as a cut out the relationship of the customer with the establishment and customer with the brand, being held in a retail supermarket in Araguaína. To understand the reasons that lead customers to make their purchases in the respective supermarket, a structured questionnaire was used to verify the profile of customers through sociodemographic data, and to identify the reasons that lead them to choose this establishment. In the relationship of the customer with the brand an experiment was made where the opportunity was presented to exchange the chosen refrigerant for another cheaper and lower brand. The results showed that the most influential factors were the proximity of home, and soon after good care. As for the experiment, it is evident that the mark can outs from the price. It is concluded that focusing on the customer's need is what is loyal.
Coleção:
Produção de Trabalho de Conclusão de Curso
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