Autor(a):
FULANETI, Ana Luiza Machado
Orientador:
Drª Viviane Costa Barbosa Campos
Título:
A afetividade no processo de ensino-aprendizagem: implicações da psicologia escolar
Palavras-chave:
Psicologia Escolar. Ensino-aprendizagem. Afetividade. Cognição.
Data do documento:
20/12/2021
Resumo:
O presente artigo debruça-se em identificar o papel ocupado pela afetividade no contexto educacional pelo viés da Psicologia Escolar, a partir de três eixos centrais: verificar as literaturas tradicionais da Psicologia da Aprendizagem seguindo as linhas de pensamento de autores clássicos como Jean Piaget, Lev S. Vygotsky, e Henri Wallon, verificando o que dizem as literaturas atuais sobre; romper com algumas dicotomias empregadas historicamente; e analisar o lugar da Psicologia Escolar na inserção da afetividade nesses processos de ensinoaprendizagem. Ao final de uma pesquisa bibliográfica, descritiva e qualitativa, concluiu-se que os marcadores históricos de dualismos, e de uma Psicologia Escolar classificatória e higienista são aspectos fundamentais para compreender os diversos obstáculos para estabilizar a Psicologia Escolar como uma prática integrativa aos outros profissionais, e desenraizada de aspectos clínicos e psiquiátricos.
Abstract:
The present article focuses on identifying the role occupied by affectivity in the educational context from the perspective of School Psychology, from three central axes: verifying the traditional Learning Psychology literatures following the lines of thought of classical authors such as Jean Piaget, Lev S. Vygotsky, and Henri Wallon, verifying what the current literatures say about; break with some dichotomies used historically; and analyze the place of School Psychology in the insertion of affectivity in these teaching-learning processes. At the end of a bibliographical, descriptive and qualitative research, it was concluded that the historical dualism markers and also a classifying and hygienist School Psychology are fundamental aspects to understand the several obstacles to stabilise School Psychology as an integrative practical for other professionals, and uprooted of clinical and psychiatric aspects.
Coleção:
Produção de Trabalho de Conclusão de Curso
Arquivos associados a este item:
ArquivoFormatoArquivo
TCC - ANA LUIZA MACHADO FULANETI -pós bancaAdobe PDF Visualizar/Abrir