Autor(a):
LIMA, Lucas Ferreira
Orientador:
Me Marlon Magno Rangel Cardoso
Título:
Gerenciamento de gastos: anseios juvenis na era do consumo virtual
Palavras-chave:
Gerenciamento. Gastos. Juventude. Contemporâneo. Consumismo.
Data do documento:
20/12/2021
Resumo:
Diante do processo de globalização é consequente aumento da inserção de tecnologia no cotidiano da sociedade, a informação passou a ser mais acessível, fazendo como se fosse o ponto chave para a evolução tecnológica. Neste sentido, os jovens de hoje já nascem totalmente interligados e dependentes desta tecnologia, aonde não era visto anteriormente, pois o custo destes equipamentos era demasiado e o acesso restrito. Isso fez com que houvesse um aumento de consumo gigantesco, principalmente por conta do mundo virtual, que possibilitou a comodidade em realizar as compras em casa. Porém, o que mais se vê atualmente é jovens sem qualquer controle financeiro de sua vida, consequência de uma falta de limitação ou até mesmo pelo consumismo em si, somente para ter. O consumismo é o ato de comprar em excesso, principalmente coisas que não serão uteis, apenas pelo fato de ter aquele objeto e se tornar parte de um grupo. Neste sentido, o presente estudo visa identificar quais os principais percalços encontrados pelos jovens contemporâneos para a positivação do controle financeiro, delimitando quem é esse público jovem e qual a sua relação com o consumo e internet. A pesquisa terá como princípio revisões bibliográficas, em livros, revistas e artigos referentes à área, a fim de trazer padrões distintos que possam ser trabalhados na sociedade e contribuir para a comunidade científica. Evidencia-se que o consumismo é uma questão que assola a sociedade nesta era digital, fazendo com que estes percam o controle financeiro.
Abstract:
In view of the globalization process and the consequent increase in the insertion of technology into society's daily life, information has become more accessible, making this the key point for technological evolution. In this sense, today's young people are born fully interconnected and dependent on this technology, a case that was not seen before, as the cost of this equipment was too much and access was restricted. This caused a gigantic increase in consumption, mainly due to the virtual world, which made possible the convenience of shopping at home and misleading deadlines and advertisements. However, what you see most nowadays are young people without any financial control over their lives, a consequence of a lack of limitation, the craving for the new, or even for consumerism itself, just to have it. Consumerism is the act of buying too much, that is, too much, mainly things that will not be useful, just because you have that object and become part of a group. In this sense, the present study aims to identify the main obstacles encountered by contemporary young people for the affirmation of financial control, delimiting who this young public is and what is its relationship with consumption and the internet. The research will have as its principle bibliographic reviews, in books, journals and articles referring to the area, in order to bring different standards that can be worked in society and contribute to the scientific community. It is evident that consumerism is an issue that plagues society in this digital age, causing them to lose financial control.
Coleção:
Produção de Trabalho de Conclusão de Curso
Arquivos associados a este item:
ArquivoFormatoArquivo
TCC - LUCAS FERREIRA LIMA - pós bancaAdobe PDF Visualizar/Abrir