Autor(a):
Karina karlla Queiroz Silva
Orientador:
Edison Fernando Pompermayer
Título:
Responsabilidade social e ambiental empresarial
Palavras-chave:
Desenvolvimento Sustentável. Impactos Ambientais. Responsabilidade Empresarial.
Data do documento:
30/11/2019
Resumo:
Considerando as características da gestão empresarial contemporânea, as organizações empresariais trazem em si o grande potencial de mudar e melhorar o ambiente social, outros valores passaram a fazer parte do objetivo da empresa. Os administradores passaram a preocupar-se mais com as pessoas e o meio em que interagem. A responsabilidade empresarial em relação ao meio ambiente deixou de ser apenas uma postura frente às imposições para transformar-se em atitudes voluntárias, superando as próprias expectativas da sociedade. Objetiva-se analisar o conceito de desenvolvimento sustentável, descrever a responsabilidade social e ambiental das empresas, promover um debate acerca da gestão ambiental e evidenciar a necessidade de uma mudança de comportamento dos administradores nas tomadas de decisões. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com finalidade aplicada, com objetivo explicativo, por meio de procedimentos técnicos bibliográfico e documental, com abordagem dedutiva e dialética a respeito do conceito de desenvolvimento sustentável com o intuito de entender a real necessidade de atribuí-lo no meio organizacional exigindo uma nova atitude por parte dos empresários e administradores. Diante do exposto, observou-se que para a empresa permanecer em constante crescimento no mercado a mesma deve lançar mão de ações que solucionem os problemas ambientais acarretados pelo não cumprimento das leis sancionadas, já que há cobranças de muitas partes como a legislação, a sociedade e também os investidores.
Abstract:
Considering the characteristics of contemporary business management, business organizations bring to you the great potential to change and improve the social environment, other values have become part of the goal of the company. Administrators began to care more about people and the environment in which they interact. The corporate responsibility for the environment is no longer just a front position to the impositions to turn on voluntary attitudes, surpassing their own expectations of society. The objective is to analyze the concept of sustainable development, describing the social and environmental responsibility, promote a debate on environmental management and highlight the need for a change in behavior of managers in decision making. For this, a survey was conducted with applied purpose, with explanatory objectives through bibliographic technical procedures and documentary, with deductive and dialectical approach on the concept of sustainable development in order to understand the real need to assign it in organizational environment requires a new attitude on the part of entrepreneurs and managers. Given the above, it was noted that the company remain constantly growing market it must resort to actions that solve the environmental problems posed by non-compliance with enacted laws, since there are collections of many parts of the legislation, society and also investors.
Coleção:
Produção de Trabalho de Conclusão de Curso
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