Autor(a):
SOUZA, Lara cristina santos
Orientador:
Me. Mariana Miranda Borges.
Título:
Possibilidades de atuação do psicólogo organizacional no campo da inserção do jovem no mercado de trabalho
Palavras-chave:
Jovem; Primeiro Emprego; Psicólogo Organizacional.
Data do documento:
25/06/2021
Resumo:
O artigo denominado “Possibilidades de Atuação do Psicólogo Organizacional no Campo da Inserção do Jovem no Mercado de Trabalho” vem mostrar a realidade em relação aos direitos da educação e profissionalização de jovens de 14 a 24 anos na cidade de Araguaína, do Estado do Tocantins, e do Brasil. Pois, este estudo tem como objetivo analisar as possibilidades de atuação do(a) psicólogo(a) organizacional com a finalidade de inserir os jovens no mercado de trabalho. A metodologia é de ordem quanti-qualitativa exploratória documental. Na documental foram utilizados dados secundários produzidos pelo IBGE e IPEA. O levantamento de dados foi feito sobre os territórios citados anteriormente com dados comparativos relacionada à educação com ênfase no analfabetismo, escolarização, matrículas, modalidade de ensino, números de docentes e estabelecimento de ensino; o mercado de trabalho destacando pessoa e população ocupada assalariada com idade de 16 anos ou mais, produção industrial, trabalhos formais, salários médios dos trabalhadores formais. Ao concluir a pesquisa realizada evidenciou os empecilhos do jovem ser inserido no mercado de trabalho devido à baixa escolarização, inexperiência profissional, falta de apoio de um psicólogo organizacional na empresa.
Abstract:
The article entitled “Possibilities for Action by the Organizational Psychologist in the Field of the Insertion of Young People in the Labor Market” comes to show the reality in relation to the rights of education and professionalization of young people from 14 to 24 years old in the city of Araguaína, in the State of Tocantins, and Brazil. This study aims to analyze the possibilities of performance of the organizational psychologist with the insertion of young people in the job market. The methodology is of quantitative and qualitative exploratory documentary order. In the documentary, secondary data available by IBGE and IPEA were used. The survey of data was made on the territories mentioned above with comparative data related to education with an emphasis on illiteracy, schooling, enrollments, teaching modality, numbers of teachers and educational establishment; the labor market highlighting persons and employed population aged 16 and over, industrial production, formal jobs, average wages of formal workers. Upon completing a survey, there was evidence of obstacles for young people to enter the job market due to low schooling, professional inexperience, lack of support from an organizational psychologist at the company.
Coleção:
Produção de Trabalho de Conclusão de Curso
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TCC - LARA CRISTINA SANTOS SOUZA - pós bancaAdobe PDF Visualizar/Abrir