Autor(a):
CASTRO, Antônio Hugo Rabelo De
Orientador:
Título:
Autoavaliação do comportamento de estudar e de habilidades sociais: um estudo correlacional.
Palavras-chave:
Comportamento de estudos. Habilidades Sociais. Ensino Superior.
Data do documento:
31/12/2020
Resumo:
Habilidades Sociais se referem a um conjunto de comportamentos emitidos em situações interpessoais. Cogita-se que o comportamento de estudar exija um repertório satisfatório de Habilidades Sociais, além dos comportamentos de estudo adequados. Este trabalho destinou-se a identificar as relações entre os comportamentos de estudo e as Habilidades Sociais. Participaram 96 estudantes do curso de Psicologia de uma instituição privada de Araguaína-TO com idades variando entre 17 e 64 anos. Aplicou-se uma escala de autorrelato do comportamento de estudar e o Inventário de Habilidades Sociais 2 (IHS2-Del-Prette). Através dos resultados sugere-se que uma maior habilidade social está associada à maiores escores do comportamento de estudar, com destaque para os fatores de Conversação Assertiva e Desenvoltura Social, facultando, portanto, às Instituições de Ensino Superior o desenvolvimento de estratégias com vistas a avaliação destas habilidades e intervenções, como, por exemplo, o Treinamento de Habilidades Sociais.
Abstract:
Social Skills refer to a set of behaviors emitted in interpersonal situations. It is thought that the behavior of studying requires a satisfactory repertoire of Social Skills, in addition to appropriate study behaviors. This work aimed to identify the relationships between study behaviors and Social Skills. 96 students from the Psychology course of a private institution in Araguaína-TO with ages varying between 17 and 64 years participated. A self-report scale of studying behavior and the Social Skills Inventory 2 (IHS2-Del-Prette) were applied. Through the results it is suggested that a greater social ability is associated with higher scores on the behavior of studying, with emphasis on the factors of Assertive Conversation and Social Development, thus enabling Higher Education Institutions to develop strategies for the assessment skills and interventions, such as Social Skills Training.
Coleção:
Produção de Trabalho de Conclusão de Curso
Arquivos associados a este item:
ArquivoFormatoArquivo
TCC - ANTONIO HUGO RABELO DE CASTRO - PÓS BANCAAdobe PDF Visualizar/Abrir